segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O trabalho do professor de AEE faz a diferença na inclusão

           
           O professor de AEE tem que estar totalmente envolvido no ciclo família/ escola e aluno para que suas ações assegurem a inclusão da pessoa com deficiência na escola regular.
           
            O  AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela. O professor de AEE é responsável pelos seus alunos no espaço escolar verificando recursos pedagógicos necessários para vencer as dificuldades e superar barreiras.

            O professor AEE precisa estar atento a todas informações vindas de outros profissionais (pedagogos, cantineiras, professores, colegas, pais) sobre estes alunos para traçar metas e elaborar planos de atendimento eficientes que possam auxiliar o professor da sala comum, bem como os próprios alunos com suas dificuldades.

            Outro fazer deste profissional é orientar pais, colegas de classe, atendentes e professores nas várias situações do dia a dia, na utilização de materiais adaptados, no comportamento dos colegas diante da inclusão, na informação sobre a deficiência específica do aluno atendido, suas limitações e potencialidades.

            É importante em primeira instância levantar o estudo de caso do aluno, publico alvo da educação especial, conhecendo melhor assim seu aluno e suas necessidades. Após o levantamento de todos os dados  o professor do AEE terá informações suficientes para traçar um plano que irá desenvolver com o aluno na SRM.
           



Um comentário:

  1. Excelente colocação sobre o trabalho do professor de AEE. Com certeza o professor deve estar atendo a todas as informações vindas da família/escola.
    Esse material é muito importante para a elaboração do estudo de caso.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir