Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação
estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento
nos interesses e nas atividades.
Os TGD
englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a
Síndrome de
Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.
Com
relação à interação social, crianças com TGD apresentam dificuldades em iniciar
e manter uma conversa. Algumas evitam o contato visual e demonstram aversão ao
toque do outro, mantendo-se isoladas. Podem estabelecer contato por meio de
comportamentos não-verbais e, ao brincar, preferem ater-se a objetos no lugar
de movimentar-se junto das demais crianças. Ações repetitivas são bastante
comuns.
Os
Transtornos Globais do Desenvolvimento também causam variações na atenção, na concentração e, eventualmente, na
coordenação motora. Mudanças de humor sem causa aparente e acessos de
agressividade são comuns em alguns casos. As crianças apresentam seus
interesses de maneira diferenciada e podem fixar sua atenção em uma só
atividade, como observar determinados objetos, por exemplo.
Com
relação à comunicação verbal, essas crianças podem repetir as falas dos outros
- fenômeno conhecido como ecolalia - ou, ainda, comunicar-se por meio de gestos
ou com uma entonação mecânica, fazendo uso de jargões.
Como
lidar com o TGD na escola?
Crianças com transtornos de desenvolvimento apresentam
diferenças e merecem atenção com relação às áreas de interação social,
comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos diferentes de
aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma
faixa etária.
Estabelecer
rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social são
atitudes de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola. Boa
parte dessas crianças precisa de ajuda na aprendizagem da autorregulação.
Apresentar
as atividades do currículo visualmente é outra ação que ajuda no processo de
aprendizagem desses alunos. Faça ajustes nas atividades sempre que necessário e
conte com a ajuda do profissional responsável pelo Atendimento Educacional
Especializado (AEE). Também cabe ao professor identificar as potências dos
alunos. Invista em ações positivas, estimule a autonomia e faça o possível para
conquistar a confiança da criança. Os alunos com TGD costumam procurar pessoas
que sirvam como 'porto seguro' e encontrar essas pessoas na escola é
fundamental para o desenvolvimento.
TGD – TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO
Segundo o DSM-IV-TR
Transtornos Globais do Desenvolvimento
(TGD)
tem como característica um comprometimento
grave e global em diversas áreas do desenvolvimento: habilidades de interação
social recíproca, habilidades de comunicação ou presença de estereotipias de comportamento,
interesses e atividades. Os prejuízos qualitativos que definem estas condições
representam um desvio acentuado em relação ao nível de desenvolvimento ou idade
mental do indivíduo.
Interações sociais, comunicação e
comportamento no processo
de ensino-aprendizagem
– Na área de interação social
podemos observar as seguintes características:
- Apresentam dificuldade em
iniciar e manter uma conversação.
- Inicialmente podem apresentar
aversão ao toque e isolamento.
- Podem evitar o contato visual.
- Mantém pouca atenção às
pessoas, parece ignorar o outro e pode expressar-se de forma incomum.
- Comportamentos não-verbais de
iniciação e manutenção de contato
- Pode se utilizar dos adultos
como ferramentas para pegar objetos, abrir portas e outras situações intencionais.
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